Ball's Pyramid
No Oceano Pacífico, a aproximadamente 800 km a nordeste de Sidney (Austrália), se ergue uma ilha rochosa que parece ter saído da tela de um filme como King Kong: Ball's Pyramid, uma ilha com forma de lâmina cujo pico se ergue 562 m acima da linha da água. Apesar da grande altitude, a ilha tem apenas 1100 m de comprimento e 300 m de largura. A ilha se assenta sobre o platô submarino de Lord Howe, no mar da Tasmânia, em uma área de proteção ambiental da UNESCO.
![]() |
Ball's Pyramid por Hatty Gottschalk. |
Sua descoberta ocorreu em 1788, pelo tenente britânico Henry Lidgbird Ball. A ilustração de 1789, de autoria do britânico Arthur Phillip, dá uma ideia da visão que o tenente Ball teve da ilha e do arquipélago:
![]() |
Ilustração de Arthur Phillip da ilha e suas vizinhas. |
"Momento de triunfo em pico oceânico" - anúncio do sucesso da escalada de 1965. |
Na ocasião o tenente Ball não conseguiu desembarcar na ilha ou nas suas vizinhas. A difícil tarefa ficou a cargo do geólogo britânico Henry Wilkinson, em 1882. Logo, a forma escarpada espetacular da ilha começou a atrair escaladores. A primeira expedição chegou ao cume em 1965, formada por um grupo de escaladores australianos que partiu de Sidney. Apenas em 1979 uma expedição fincou a bandeira australiana no cume, oficializando a ilha como parte do território australiano.
O que dá a essa ilha um formato tão espetacular?
Para responder a essa pergunta é necessário voltar no tempo para aproximadamente 6.9 milhões de anos atrás. Neste período teve início uma fase de intensa atividade vulcânica na região em que hoje se situa a ilha, sobre uma porção submersa da placa tectônica da Nova Zelândia. Como resultado, se formou um grande vulcão-escudo: um amplo vulcão com forma de domo, construído por sucessivas extrusões de basalto não explosivas. Estima-se que o vulcão em questão chegou a ter 30 km de diâmetro e se erguia até 1 km acima do mar. Há 6.3 milhões de anos, enquanto a erosão já destruía partes deste grande vulcão, se iniciou uma nova fase de atividade vulcânica. Desta vez, lavas de composição basáltica preencheram as antigas caldeiras e condutos do vulcão, formando camadas horizontais com espessuras que variam de 1 a 30 m.
Derrames basálticos que compõem a ilha, por The Doc - AUS. |
Com o passar de milhões de anos de erosão marinha e eólica, pouco restou da estrutura original do vulcão, apenas feições submersas. As grandes estruturas que se assomam do mar atualmente são os basaltos da segunda fase de atividade vulcânica, mais resistentes à erosão. Portanto, Ball's Pyramid e suas ilhas vizinhas conservam a localização da caldeira vulcânica e de seus principais condutos. Estas feições são conhecidas como plugs vulcânicos. Infelizmente, estes também serão eventualmente erodidos.
Forma estranhamente alinhada de Ball's Pyramid,por Marine Metadata. |
Mas, mesmo considerando outros plugs vulcânicos ao redor do planeta, Ball's Pyramid se destaca por seu formato alinhado para noroeste, em direção compartilhada por diversas feições erosivas identificadas na ilha. Estas estruturas são interpretadas como resultado da passagem de tsunamis, em especial uma mega tsunami registrada em outras ilhas da região e na costa australiana. Portanto a forma de Ball's Pyramid é resultado da combinação de forças erosivas persistentes ao longo de milhões de anos com forças erosivas catastróficas e episódicas.
Como chegar à ilha?
Chegar a Ball's Pyramid pode ser realmente difícil, considerando que seu acesso é restrito desde 1990, devido aos riscos na escalada de uma ilha tão isolada e ao seu ecossistema único. O jeito mais fácil é, a partir de Sidney, pegar um voo para a ilha vizinha, Lord Howe. Esta ilha paradisíaca conta com uma boa estrutura para receber turistas interessados em belas praias, surfe, mergulho e outros esportes. De lá, existem expedições para mergulho nas cavernas submarinas de Ball's Pyramid e suas ilhas vizinhas, onde os visitantes podem encontrar diversas espécies de peixes, golfinhos e tartarugas marinhas. Para escaladas na ilha, é necessário organizar uma expedição com autorização do governo australiano.
Para finalizar, deixo este impressionante vídeo do esportista Jeb Corliss saltando sobre a ilha:
Essa é a ilha de Lord Howe. Vale a visita? |
Links para quem quer conhecer mais:
- turismo na ilha de Lord Howe: https://www.lordhoweisland.info/
- geologia da ilha: https://volcanocafe.wordpress.com/2015/06/09/balls-pyramid/
- história da primeira escalada: http://www.thevoyagershop.com/blogs/news/2235762-wonderlust-balls-pyramid
Próximo Post:
![]() |
Como se formou esta estrutura? |
Nenhum comentário:
Postar um comentário